UFF-LAR premiado no SPE Brazil Section Student Paper Contest 2017

Dois alunos da UFF acabam de conquistar, nas categorias Graduação e Pós Graduação, os primeiros lugares no SPE Brazil Section Student Paper Contest 2017, uma competição de trabalhos acadêmicos em nível nacional promovida pela SPE Seção Brasil. O Pedro Vianna Mesquita é aluno de Iniciação Científica e cursa o último período de Geofísica da UFF. Francisco José Benavides é doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação. Ambos fazem pesquisas* no Laboratório para Aplicações da RMN e Petrofísica da UFF (UFF-LAR) sob a orientação dos professores da UFF Rodrigo Bagueira (Departamento de Química Orgânica) e Ricardo Leiderman (Instituto de Computação). Essa competição foi realizada entre os dias 24 e 26 de Outubro no centro de convenções Riocentro, durante a quarta edição da Offshore Technology Conference (OTC) Brasil 2017.

Francisco José Benavides

 

Pedro Vianna Mesquita

 

(*) Sponsored by Shell, registered as “Aplicação de técnicas avançadas de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) assistidas por ferramentas computacionais na avaliação petrofísica de rochas carbonáticas” (ANP 18999-3) under the ANP R&D levy as “Compromisso de Investimentos com Pesquisa e Desenvolvimento”.

Artigo publicado na Computers & Geosciences

Um artigo descrevendo um método inverso para  a obtenção da relaxatividade superficial em rochas reservatório a partir da sua imagem digital 3D foi publicado na revista Computers and Geosciences. Os resultados apresentados nesse artigo são parte do projeto de doutorado do Francisco Benavides (PG Computação da UFF), vinculado ao projeto “Aplicação de técnicas avançadas de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) assistidas por ferramentas computacionais na avaliação petrofísica de rochas carbonáticas (ANP 18999-3)”. Esse projeto conta com o apoio da Shell e ANP (Compromisso com Investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento). Parabéns pelo artigo Francisco!!!

 

Workshop Novas Aplicações da RMN em baixo campo

No dia 27 de setembro foi realizado o Workshop Novas Aplicações da Ressonância Magnética Nuclear (RMN) em baixo campo realisado na Embrapa Solos, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O evento reuniu  especialistas no uso da técnica de RMN de baixo campo, visando encontrar novas áreas cujas pesquisas possam ser abrangidas pela aplicação dessa ferramenta. O Prof. Rodrigo Bagueira do UFF-LAR esteve presente ao evento apresentando a palestra Aplicações da RMN em baixo campo – Petrofísica.

UFF-LAR na XIV Jornada Brasileira de Ressonância Magnética

A “XIV Jornada Brasileira de Ressonância Magnética” realizou-se em Vitória/ES entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro de 2016. O aluno de iniciação científica Patrick Machado participou apresentando o trabalho “Estimativa e Comparação do Estado de Saturação Irredutível de Água de Rochas Sedimentares por RMN de Baixo Campo”, dos autores Patrick Machado, Giovanna Carneiro, André Souza, Austin Boyd, Willian Trevizan, Bernardo Coutinho e Rodrigo Bagueira de Vasconcellos Azeredo. A doutoranda Giovanna Carneiro também esteve presente apresentando o trabalho “Petrofísica Digital: Simulação de Resposta de RMN de Rochas a partir de Imagens Bidimensionais”, de autoria de Giovanna F. Carneiro, Francisco Benavides, Ricardo Leiderman e Rodrigo Bagueira. O trabalho foi apresentado oralmente e na forma de pôster e foi premiado como melhor pôster de alunos de pós-graduação pela organização do evento. O professor Rodrigo Bagueira também participou do evento como um dos professores do mini-curso “RMN em Baixo Campo: Fundamentos e Aplicações”, junto com Luiz Alberto Colnago (EMBRAPA), Sonia Maria Cabral de Menezes (PETROBRAS) e Eduardo Ribeiro de Azevedo (USP/São Carlos). Mais informações sobre o evento podem ser encontradas em http://auremn.org/jornada2016/.giovanna_patrick

 

Top